A Olimpíada Brasileira de Geociências: contribuição para a popularização das Ciências da Terra

Aline Rocha de Souza Ferreira de Castro, Eveline Milani Romeiro Pereira Aracri, Marcia Cezar Diogo, Patrícia Danza Greco, Kátia Leite Mansur, Ismar de Souza Carvalho

Resumo


A questão ambiental assumiu importância fundamental no final do século XX, época na qual em muitos lugares da Terra despertou-se a consciência para os problemas globais de poluição e deterioração ambientais. Ciente disso, o Museu da Geodiversidade, pertencente ao Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro, procura contribuir com atividades educativas sobre temas das Ciências da Terra, sob um viés valorativo e preservacionista. A 1ª Olimpíada Nacional de Geociências ocorreu no ano de 2011, sob o tema "Geodiversidade: conhecer e conservar". Reuniram-se alunos e professores do Ensino Médio de todo o país, que puderam aprender mais sobre o planeta e as melhores formas de utilizar seus recursos de modo consciente. A Olimpíada, financiada pelo CNPq e patrocinada pela Petrobras, desenvolveu-se online nas três primeiras fases e presencial na última, realizando integração de representantes deste imenso país. Apesar das dificuldades encontradas, os resultados da atividade foram excelentes: maior problematização e diálogo sobre a temática ambiental relacionada às Geociências em território nacional, além de uma grande oportunidade de divulgação somada ao incentivo dos jovens em seguir carreiras científicas.

Abstract: The environmental issue is of fundamental importance in the late twentieth century, by which time at many places on Earth awoke to consciousness to global problems of pollution and environmental deterioration. Knowing this, the Museum of Geodiversity, belonging to the Geosciences Institute of Universidade Federal do Rio de Janeiro tries to give its contribution conducting educational activities that address the theme of Earth Sciences based on an evaluative bias and preservationist. In this work, will be highlighted the National Olympiad of Geosciences, which took place in 2011. This event, whose theme was "Geodiversity: know and cherish", brought together students and high school teachers across the country that through this competition could learn more about the planet and the best ways to use it more consciously. The Geosciences Olympic game, funded by CNPq and sponsored by Petrobras, was online in the first of the three phases and the last face, performing an integration of different representatives of our great country. Despite the difficulties encountered in carrying out the same, the results of activity were the best possible: more questioning and dialogue on environmental issues about Geosciences in national territory, as well as a great opportunity for the dissemination of science coupled with the encouragement of young people in scientific careers.

Keywords: Geosciences. Science Olympic Game. Science Communication. Education in Museum


Palavras-chave


Geociências. Olimpíada de Ciência. Divulgação Científica. Educação em Museus

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.20396/td.v11i2.8640715

Apontamentos

  • Não há apontamentos.