CIRCULAÇÃO MAGMÁTICA EM ZONAS DE CISALHAMENTO: OS DIQUES ALCALINOS NEOPROTEROZÓICOS DA ZONA DE CISALHAMENTO DE ITABUNA-ITAJU DO COLÔNIA, SSE DO ESTADO DA BAHIA, BRASIL.

LUIZ CÉSAR CORRÊA GOMES, ELSON PAIVA DE OLIVEIRA, JOHILDO FIGUEIREDO SALOMÃO BARBOSA, MARIA ALBA FARIAS TANNER DE OLIVEIRA

Resumo


A migração de fluidos dentro de uma zona crustal cisalhada é um elemento de difícil visualização tridimensional, principalmente por que não é fácil encontrar um local adequado onde possa ser observada uma boa associação entre os aspectos reológicos e estruturais e encontrado este local, torna-se agora complicado determinar espacialmente os sentidos de migração dos fluidos. Uma oportunidade rara que permite combinar estes aspectos aparece em uma área que apresenta diques alcalinos félsicos e máficos neoproterozóicos que se alojam segundo o controle de uma zona de cisalhamento, no sudeste do Estado da Bahia, Brasil. Os diques da Província de Itabuna-Itaju do Colônia se colocam segundo os planos rupturais produzidos pela Zona de Cisalhamento de Itabuna-Itaju do Colônia, orientada N45°, permitindo que sejam analisados fenômenos de circulação magmática coevos com as atividades tectônicas de uma zona de cisalhamento. Ao todo, 524 diques foram examinados, sendo que em 60 deles puderam ser encontrados marcadores confiáveis do sentido de fluxo magmático. Quando as lineações de fluxo foram lançadas em mapa, padrões tridimensionais de fluxo apareceram, sendo que dois tipos distintos podem ser separados: (i) um padrão retilíneo, paralelo a sub-paralelo à zona de cisalhamento, com alternância de sentidos para NE e SW, relacionado ao controle tectônico da zona de cisalhamento, e (ii) um padrão radial, com sentidos de fluxo centro-divergente, indicando que o fraturamento magmático foi o responsável pela produção das fraturas-conduto. Com base nas trajetórias de fluxo nos padrões radiais e retilíneos, puderam ser sugeridas: (i) as localizações em subsuperfície de fontes magmáticas alcalinas félsicas e máficas, dentro da zona de cisalhamento, e (ii) explicações para o posicionamento de fenômenos de mistura magmática de magmas alcalinos félsicos e máficos observados em escala regional.

Palavras-chave


Zonas de Cisalhamento; Fluxo Magmático; Rochas Alcalinas; Neoproterozóico.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.