EVENTOS MAGMÁTICOS ARQLIEANOS DE NATUREZA CÁLCIO-ALCALINA E THOLEIÍTICA NO QUADRILÁTERO FERRÍFERO E SUAS IMPLICAÇÕES TECTÔNICAS

MAURÍCIO ANTÔNIO CARNEIRO, HANNA JORDT-EVANGELISTA, WILSON TEIXEIRA

Resumo


Diques máficos anfibolitizados, intrusivos em rochas tonalíticas, estas últimas praticamente sem evidências metamórficas, constituem um dos aspectos singulares da evolução crustal arqueana do Quadrilátero Ferrífero, no Estado de Minas Gerais. Estudos petrográficos, geoquímicos e geocronológicos indicam tratar-se de duas suítes magmáticas distintas, uma tholeiítica e a outra cálcio-alcalina, que foram metamorfizadas com intensidade diferente sob as condições das fácies xisto verde alto a anfibolito baixo. Na suíte cálcio-alcalina tonalítica a transformação metamórfica foi dificultada por suas características estruturais e mineralógicas, de modo que a rocha mantém em grande parte as suas feições ígneas originais. Na suíte tholeiítica os efeitos do metamorfismo foram mais efetivos porque a sua composição mineralógica ígnea primária, rica em piroxênios, foi mais sensível às reações metamórficas de hidratação. Além disso, o metamorfismo destas rochas de dique foi mais pronunciado porque os fluidos aquosos necessários às reações mineralógicas tendem a concentrar-se em zonas de fraqueza crustal como aquelas por onde ascendeu o magma tholeiítico. Conclui-se que a recristalização metamórfica não-penetrativa das duas suítes sob as condições da fácies xisto verde alto a anfibolito baixo, bem como a preservação de idades U-Pb neoarqueanas em titanitas dos tonalitos, indicam que a região estudada não foi submetida a qualquer evento tectonometamórfico de caráter penetrativo de fácies mais elevada do que anfibolito baixo no decorrer do Proterozóico. Portanto, a atuação do Evento Transamazônico (2,2 Ma) no Complexo Metamórfïco Bonfim e, por extensão, no Quadrilátero Ferrífero, foi heterogênea, não afetando todas as áreas com a mesma intensidade.

Palavras-chave


Anfibolito; Tonalito; Geoquímica; Geocronologia; Metamorfismo; Arqueano; Quadrilátero Ferrí- fero; Complexo Metamórfïco Bonfim.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.