PROBLEMAS DA DIVULGAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DE GEOCIÊNCIAS NO BRASIL

TONI T. EEROLA

Resumo


O artigo trata algumas questões e problemas concernentes à divulgação de geociências no Brasil. Os objetivos são a de apresentar um quadro geral da situação desta atividade no país, contribuir à escassa bibliografia nacional sobre o tema e sugerir recomendações que possam remediar o contexto descrito. A popularização de geociências no Brasil é restrita e dificultada por muitos fatores. Um dos mais importantes é a reduzida capacidade de consumo da população e os investimentos relativamente pequenos na educação, cultura e tecnologia. Outros aspectos que contribuem para a limitada difusão de geociências no Brasil são a escassez de colaboração entre jornalistas e geocientistas, o reduzido conhecimento dos jornalistas sobre a área e, principalmente, a falta de interesse da própria comunidade de realizar esta atividade. As conseqüências da ausência de divulgação afetam a população e a própria comunidade geológica. Através da divulgação poder-se-ia obter resultados positivos, tais como mais empregos e segurança de trabalho aos geólogos. A difusão de conhecimentos geológicos é particularmente importante em questões relacionados ao meio ambiente. Ela fornece mais possibilidades para evitar problemas ambientais como os grandes deslizamentos de terra ocorrentes nas cidades brasileiras todos os anos e que afetam freqüentemente as parcelas economicamente desfavorecidas da população.

Palavras-chave


Popularização; Divulgação; Geociências; Geologia; Problemas; Meio-ambiente: Brasil.

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