MINERALOGIA DE NEFELINA SIENITOS DO MACIÇO ALCALINO DE POÇOS DE CALDAS, SE DO BRASIL: QUÍMICA, DADOS DE RAIOS X E MICROTEXTURAS DOS FELDSPATOS

MABEL N.C. ULBRICH

Resumo


Os nefelina sienitos (NeS) do Maciço Alcalino de Poços de Caldas ocorrem principalmente como corpos pequenos de rochas miasquíticas intermediárias ou agpaíticas. Na maioria dos NeS, os feldspatos são muito ricos em potássio (Or > 80 - 85) sendo ora ortoclásio, ora microclínio com alto ordenamento estrutural. O microclínio mostra um tipo de geminação múltipla que lembra a da albita chess-board, aparecendo em áreas turvas de cristais monoclínicos límpidos ou ocupando todo o grão (geminação incipiente, pobre, boa); as micropertitas, quando presentes, aparecem nas áreas geminadas. Em alguns NeS, os feldspatos potássicos são limpos, estão totalmente geminados e possuem lamelas de geminação de maior tamanho (geminação muito boa). Em algumas fácies petrográficas, ocorre albita secundária (albita tabular) inclusa nos cristais de feldspato potássico ou bordejando-os. Na maior intrusão miasquítica da região, a dos NeS da Pedreira, os feldspatos potássicos são mais ricos em Na, Ca e Sr; são muito turvos e apresentam "geminação difusa", que lembra a geminação "em grade". Os difratogramas de raios X mostram uma mistura de ortoclásio e microclínio intermediário. As temperaturas obtidas por geotermometria indicam que houve reequilíbrio entre feldspato e nefelina no estado subsolidus, particularmente nos casos em que o feldspato potássico apresenta geminação boa ou muito boa. As microtexturas dos feldspatos potássicos são o resultado de um processo contínuo de recristalização de grãos inicialmente não-geminados, controlado por fluidos magmáticos tardios. As áreas turvas representam, provavelmente, regiões com abundantes microporos que facilitariam a circulação dos fluidos. A composição da fase fluida, e a dos próprios feldspatos, pode ter grande influência no desenvolvimento dos vários tipos de geminação observados. A albita tabular e a pertítica podem resultar da redistribuição do sódio por fluidos deutéricos.

Palavras-chave


Geminações de feldspatos alcalinos; Inversão ortoclásio-microclínio; Recristalização de feldspatos alcalinos; Albita secundária; Processos deutéricos.

Texto completo:

PDF (English)

Apontamentos

  • Não há apontamentos.