GAGARINITA-(Y) COM POLIMORFO DE FLUOCERITA: PROVÁVEL CASO DE FORMAÇÃO DE UM NOVO MINERAL POR EXSOLUÇÃO DE ETRL A PARTIR DE FLUORETO DE ETRLP (MINA PITINGA - AM)

AMANDA CRISTINA PIRES, ARTUR CEZAR BASTOS NETO, VITOR PAULO PEREIRA, NILSON FRANCISQUINI BOTELHO, ORLANDO RENATO RIGON MINUZZI

Resumo


Na mina Pitinga, o minério primário (Sn, Nb, Ta e criolita) está associado à fácies albita granito do granito Madeira. O minério de criolita ocorre disseminado e na forma de um depósito maciço. A gagarinita-(Y) encontra-se associada a criolita na porção inferior desse depósito. Os cristais são anédricos, com até 7mm, intersticiais ou inclusos na criolita. A composição (Na0,24Ca0,58Y1,01ETR0,39F5,81) é caracterizada por enriquecimento em ETRP em relação aos ETRL. Na gagarinita-(Y) ocorrem cristais de fluoreto de ETRL distribuídos com padrões desde irregulares e sem orientação até formas de strings e stringlets, interpretados como resultantes de processo de exsolução. A composição da fase exsolvida (Ce0,53-066La0,09-0,26Nd0,08-0,26Sm0,01-0,04Eu0,01Y0-0,03F3,3-4,14) é similar à da fluocerita que, entretanto, não é identificada nos difratogramas de raios X.O padrão de ETR desta fase mostra um fracionamento, com empobrecimento contínuo de ETRP. A gagarinita inicial (Na0,23Ca0,53ETRa0,99Y0,48F7,69), reconstituída a partir da proporção modal e densidades das fases hospedeira e exsolvida, tem conteúdo em ETRL muito acima do encontrado em gagarinitas naturais. Antes da exsolução, teria existido uma única fase mineral homogênea que correspondia a uma solução sólida, consistindo em gagarinita meta-estável excepcionalmente rica em ETRL cuja presença é compensada por vacâncias no sítio VI. Com o resfriamento,exsolveram-se apenas os ETR com raios iônicos maiores do que o do Sm. A fase residual manteve os conteúdos de Y, ETRP e Na da solução sólida, estabilizando-se numa estrutura com menos vacâncias e melhor balanço de cargas. A fase exsolvida, com uma razão cátions/flúor= 1/3, dificilmente poderia ter estrutura semelhante à da gagarinita. Serão necessários estudos subseqüentes para definição de sua natureza e relação com a fluocerita.


Palavras-chave


Gagarinita; Fluorcerita; Exsolução; Pitinga.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.