METAMORFISMO DE CONTATO NO COMPLEXO BOSSOROCA, PORÇÃO SW DO COMPLEXO GRANÍTICO SÃO SEPÉ, RS

IRANI CLEZAR MATTOS, RUY PAULO PHILIPP, ANDRÉ SAMPAIO MEXIAS, MARCIA ELISA BOSCATO GOMES

Resumo


O tema da teoria e prática em Geologia foi abordado em texto de suporte para atividades didáticas de pós-graduação lato-sensu há alguns anos atrás e, desde então, tem sido instrumento de reflexão, em sala de aula, sobre a importância do campo para as atividades geológicas. Resultante da adaptação de uma obra não-geológica de autor chinês, o texto focaliza os sucessivos níveis cognitivos do contato do Homem com a Natureza. Notáveis questões epistemológicas despontam desse entendimento, com desdobramentos para atividades de laboratório e outras práticas didáticas: o campo proporciona contínua interação entre teoria-prática, indispensável para um adequado processo de ensino-aprendizagem em Geociências. O entrelaçamento da teoria e prática, a exemplo da dinâmica natural, acompanha o desenvolvimento cíclico do conhecimento, segundo um contínuo e permanente retomo entre ambos.

Palavras-chave


Escudo Sul-Rio-Grandense; Metamorfismo de contato; Granitóides; Petrogênese.

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