APLICAÇÃO DE DADOS AEROGEOFÍSICOS À EXPLORAÇÃO MINERAL EM TERRENOS IRREGULARMENTE EXPOSTOS DO GREENSTONE BELT RIO DAS VELHAS

ADALENE MOREIRA SILVA, AUGUSTO CÉSAR B. PIRES, ANNE MCCAFFERTY, ROBERTO ALEXANDRE VITÓRIA DE MORAES, HENGREN XIA

Resumo


A abordagem geofísica utilizada neste trabalho consiste no processamento e realce de dados geofísicos, os quais puderam ser interpretados com ênfase no contexto geológico. O raciocínio usado é que, em exploração, não se deve observar apenas as anomalias geofísicas, mas também as respostas relacionadas à mineralização, à litologia e às estruturas que podem ter importância econômica. A interpretação de dados magnéticos de alta resolução forneceu tanto uma visão geral da arquitetura regional, bem como uma melhor compreensão dos controles estruturais dos depósitos auríferos hospedados no Greenstone Belt Rio das Velhas. Os quatro mapas radiométricos (contagem total, potássio, urânio e tório) foram realçados individualmente pela manipulação de seus histogramas e, posteriormente, apresentados em falsa cor, na forma de imagens ternárias (R:G:B = K:U:Th). Unidades litológicas individuais podem ser traçadas, uma vez que possuem resposta radiométrica distinta. Uma transformação logarítmica foi aplicada aos dados de condutividade, no intuito de distribuir melhor o intervalo de valores. Isso também permitiu uma melhor interpretação visual dos dados e de sua relação com as fontes geológicas. As rochas hospedeiras mais importantes, ou domínios mineralizados, mostram alta resposta de condutividade. Existe uma correlação forte entre estes domínios e as formações mapeadas como Morro Vermelho, Quebra Osso e Córrego Ouro Fino. Estes domínios abrigam as mineralizações auríferas conhecidas, ilustrando a utilidade do procedimento adotado na melhora do mapeamento geológico e na compreensão da mineralização.


Palavras-chave


Projeto Rio das Velhas; Magnetometria; Gamaespectrometria; Eletromagnetometria no domínio do tempo; Mineralização aurífera.

Texto completo:

PDF (English)

Apontamentos

  • Não há apontamentos.