ABORDAGEM EXPLORATÓRIA INTEGRADA VISANDO O MAPEAMENTO DE DEPÓSITOS AURÍFEROS HOSPEDADOS NO GREENSTONE BELT RIO DAS VELHAS, QUADRILÁTERO FERRÍFERO

ADALENE MOREIRA SILVA, ANNE E. MCCAFFERTY, AUGUSTO CESAR B. PIRES

Resumo


O principal enfoque deste artigo é o desenvolvimento de uma técnica de mapeamento por meio de razões de probabilidade e sua aplicação na estimativa da distribuição de depósitos auríferos hospedados em formações ferríferas bandadas (BIF), fácies óxido, no Greenstone Belt Rio das Velhas, Quadrilátero Ferrífero. Os modelos de razão de probabilidade usam a distribuição espacial dos BIFs para calcular diferentes assinaturas de mineralizações auríferas. A habilidade dos modelos em prever regiões favoráveis a mineralizações auríferas econômicas foi verificada por meio da comparação destas regiões com as rochas hospedeiras e com as ocorrências de depósitos hospedados no greenstone belt Rio das Velhas. Do ponto de vista regional, os modelos de previsão geofísica são convincentes na definição da maioria das rochas hospedeiras. Os modelos de previsão gerados para as formações ferríferas bandadas mostram novas áreas prospectivas com o potencial de conter mineralizações auríferas. Um novo alvo foi mapeado utilizando a técnica em questão e foi checado em trabalho de campo. Este alvo representa uma validação que encoraja estudos de follow-up no Greenstone Belt Rio das Velhas e pode significar um forte incremento nas chances de sucesso de exploração mineral na área.


Palavras-chave


Razões de probabilidade; Formações ferríferas bandadas; Greenstone Belt Rio das Velhas; Seleção de alvos para ouro; Novo alvo.

Texto completo:

PDF (English)

Apontamentos

  • Não há apontamentos.