AVALIAÇÃO DO VALOR TURÍSTICO-EDUCACIONAL E RELEVÂNCIA DOS GEOSSÍTIOS CÁRSTICOS DO PARQUE ESTADUAL INTERVALES (SP)
Resumo
Os elementos naturais mais relevantes devem ser alvo de ações de conservação, tais como a criação de áreas naturais protegidas, ou mesmo de ampliação de seu conhecimento com o uso de estratégias de inventário, entre outras. Neste contexto, foi realizada a classificação dos geossítios cársticos do Parque Estadual Intervales. Para tanto, foram utilizados métodos para a análise de geossítios em áreas cársticas, com a inclusão do Valor de Uso Turístico-Educacional (VUTE), em função da realidade de uso público da área pesquisada. Os resultados demonstraram a categorização dos geossítios nos valores: intrínseco, científico, turístico, uso/gestão e educacional. Por fim, os geossítios foram comparados com o uso dos rankings de Relevância Tradicional (RT) e do novo modelo Proposto (RP), com a identificação de 10 geossítios de relevância nacional na região. Conclui-se que tais geossítios devem receber estratégias formais de geoconservação como apoio à sua proteção e uso sustentáveis, tais como: desenvolvimento de material interpretativo específico; descrição formal dos geossítios em inventários vigentes; e a possibilidade de inclusão dos geossítios mais relevantes na proposta de Geoparque existente para o Alto Ribeira.
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