AVALIAÇÃO DO VALOR TURÍSTICO-EDUCACIONAL E RELEVÂNCIA DOS GEOSSÍTIOS CÁRSTICOS DO PARQUE ESTADUAL INTERVALES (SP)

Túlio César Rocha CAMARGO, Heros Augusto SANTOS LOBO

Resumo


Os elementos naturais mais relevantes devem ser alvo de ações de conservação, tais como a criação de áreas naturais protegidas, ou mesmo de ampliação de seu conhecimento com o uso de estratégias de inventário, entre outras. Neste contexto, foi realizada a classificação dos geossítios cársticos do Parque Estadual Intervales. Para tanto, foram utilizados métodos para a análise de geossítios em áreas cársticas, com a inclusão do Valor de Uso Turístico-Educacional (VUTE), em função da realidade de uso público da área pesquisada. Os resultados demonstraram a categorização dos geossítios nos valores: intrínseco, científico, turístico, uso/gestão e educacional. Por fim, os geossítios foram comparados com o uso dos rankings de Relevância Tradicional (RT) e do novo modelo Proposto (RP), com a identificação de 10 geossítios de relevância nacional na região. Conclui-se que tais geossítios devem receber estratégias formais de geoconservação como apoio à sua proteção e uso sustentáveis, tais como: desenvolvimento de material interpretativo específico; descrição formal dos geossítios em inventários vigentes; e a possibilidade de inclusão dos geossítios mais relevantes na proposta de Geoparque existente para o Alto Ribeira.


Palavras-chave


Unidade de Conservação; Geoconservação; Geodiversidade; Valor de Uso Educacional.

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