Petrografia e termobarometria de granitoides diatexíticos portadores de anfibólio da Região de São José de Ubá e São João do Paraíso (RJ)

Sandro Lúcio Mauri Ferreira, Rodson de Abreu Marques, Marilane Gonzaga de Melo, Edgar Batista de Medeiros Junior, Sâmara Veiga dos Reis, Roger Mendes Silva, Heitor de Freitas Valle, Gláucia Nascimento Queiroga

Resumo


Na região norte do Rio de Janeiro afloram rochas orto e paraderivadas neoproterozoicas de alto grau metamórfico, englobadas no Terreno Oriental da Faixa Ribeira. Dado a carência de estudos de detalhe na região, o presente trabalho contribui com novos aspectos de campo, petrografia, química mineral e geotermobarometria dos granitoides diatexíticos aflorantes na região entre São José de Ubá e São João do Paraíso, no noroeste fluminense. O litotipo é caracterizado por biotita-hornblenda gnaisses migmatíticos e protomiloníticos que são correlacionáveis a ortognaisses e granulitos do Complexo Serra da Bolívia (Domínio Cambuci da Faixa Ribeira). Dois litotipos neoformados são observados: um mesocrático, de caráter residual; e outro leucocrático, que correspondente ao leucossoma. O enriquecimento de K-feldspato no leucossoma em relação ao neossoma residual sugere baixos volumes de fusão por meio de reações de fusão envolvendo água. Aplicando-se diferentes geotermobarômetros, foram obtidas como condições de equilíbrio para o pico metamórfico 6,8 Kbar e 672–680°C (fácies anfibolito superior). Tais valores destoam dos encontrados na literatura para ouras rochas da região, reforçando a ideia de que os domínios do Terreno Oriental da Faixa Ribeira apresentam evoluções metamórficas distintas, em diferentes níveis crustais.


Palavras-chave


Geotermobarometria; Metamorfismo; Granitoides; Faixa Ribeira.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9095.v20-167607

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


SCImago Journal & Country Rank