Adaptação e aplicação de experimento de erosão do solo em Escola pública: reflexões didático-pedagógicas
Resumo
A geoética é um campo interdisciplinar da ética aplicada às geociências, invocando uma atitude ética e responsável da humanidade para com a geosfera. Para isto, a formação de uma consciência ambiental e a difusão da educação ambiental são essenciais, especialmente nos jovens. Assim, a escola se torna o palco ideal para se discutir e desenvolver projetos de educação ambiental. No presente trabalho discute-se sobre a utilização da experimentação como ferramenta didática. Além disso, descreve- -se a adaptação de um simulador portátil de erosão do solo, relatando os resultados obtidos da aplicação do experimento em uma aula prática em escola pública. A abordagem didática adotada foi a de estimular a participação ativa e o compartilhamento de experiências dos próprios alunos através de atividades interativas. Deste modo, buscou-se aprimorar a percepção, a capacidade analítica, bem como exercitar a reflexão e o senso crítico dos estudantes, desenvolvendo assim uma educação emancipatória. A avaliação preliminar e qualitativa das atividades mostrou um ganho efetivo de aprendizado. Assim, este trabalho contribuirá para a inclusão do ensino das Geociências nas Escolas.
Palavras-chave
Experimentação; Erosão do Solo; Geoética; Educação Ambiental.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.20396/td.v12i3.8647900
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