Uma experiência de inserção da Paleontologia no ensino fundamental em diferentes regiões do Brasil

Tarsila Novais, Alcemar Rodrigues Martello, Luciane Carvalho Oleques, Luciano Artemio Leal, Átila Augusto Stock da-Rosa

Resumo


Na busca por alternativas para o ensino sobre Paleontologia é de grande interesse o entendimento das concepções dos alunos. Este trabalho resulta de uma pesquisa qualiquantitativa com o objetivo de mapear as concepções sobre Paleontologia dos alunos do ensino fundamental de escolas públicas brasileiras. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário, sendo aplicado a um total de 64 alunos (Jaci Paraná, 25; Jequié, 19; Santa Maria, 20). Os resultados obtidos mostram que a presença de evidências ou registros paleontológicos na região onde os alunos estão inseridos não influencia nas concepções apresentadas pelos mesmos. Evidenciou-se também, as dificuldades que os estudantes possuem em conceituar de forma cientifica a Paleontologia, embora consigam apresentar concepções equivocadas baseadas na mídia e no senso comum.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.