O Anuário do Instituto de Geociências é a divulgação das atividades educacionais e científicas nos diferentes ramos das Ciências da Terra, envolvendo aspectos relativos à Geografia, Geologia e Meteorologia, as quais compõem os campos de atuação de professores, pesquisadores e discentes de graduação e pós-graduação do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Trata-se de uma publicação aberta à toda comunidade de geocientistas do Brasil e de instituições estrangeiras. 2) Procedimentos de avaliação por pares Critérios de revisão de manuscritos encaminhados ao Anuário do Instituto de Geociências A. Todos os artigos, comunicações, resumos de teses e dissertações são submetidos à análise crítica de pelo menos dois consultores ad hoc (que podem fazer parte ou não do Conselho Editorial) e/ ou analisados pelo Editor ou Conselho Editorial. Textos não aceitos para publicação são devolvidos ao autor principal. B. Após os procedimentos de análise pelos revisores (especificados a seguir) Artigos, Comunicações, Resumos de Teses e Dissertações aceitos são encaminhados para revisão pelo(s) autor(es), acompanhados de uma lista de recomendações editoriais (em anotações no próprio manuscrito ou como texto anexo). Após a realização de todas as correções indicadas deverão ser encaminhados os disquetes/CD-R referentes ao texto e imagens (formato .tiff), bem como cópia impressa em papel A4. C. Ao ser finalizada a diagramação do artigo é encaminhada cópia eletrônica PDF para que o autor(es) realizem a verificação final do texto a ser impresso. Procedimentos Para Revisão dos Artigos pelos Revisores (Referees) - Os artigos para publicação no Anuário do Instituto de Geociências devem ser textos de interesse amplo e caráter original relacionados com as Geociências. Os revisores deverão verificar a originalidade do manuscrito apresentado.
- Os artigos podem ser redigidos em português, inglês, francês ou espanhol. Devem sempre possuir um Abstract em inglês.
- O consultor deverá avaliar se o título do artigo é condizente com o conteúdo do mesmo
- Deverão ser apresentadas pelo menos três palavras-chaves, com suas correspondentes key-words.
- O título deverá possuir versão para o inglês
- Deverá ser analisada, e caso necessário, indicações para mudanças na ortografia e gramática do texto, de acordo com a norma culta do idioma.
- Todas as citações bibliográficas do artigo deverão constar como referências bibliográficas.
- As observações de revisão poderão ser realizadas no próprio texto, ou em folha separada.
- Os revisores deverão verificar a qualidade e pertinência das ilustrações, sugerindo caso necessário, as modificações a serem realizadas.
- Deverão ser respeitadas as normas estabelecidas no Código de Nomenclatura Estratigráfica
- Deverão ser respeitas as normas do Código de Nomenclatura Zoológica
- Deverão ser respeitadas as normas do Código de Nomenclatura Botânica
- Holótipos ou quaisquer tipos de referência científica devem ter como repositórios instituições públicas ou privadas de ensino e pesquisa.
- No caso de material fóssil somente serão publicados artigos com a indicação de proveniência geográfica do mesmo.
- O revisor deverá verificar se as conclusões são pertinentes em relação ao conteúdo do manuscrito apresentado para análise.
- Caso o revisor considere necessário, o manuscrito poderá retornar ao mesmo, após realizadas as alterações sugeridas e consideradas como necessárias para a adequação do artigo. Somente após a nova verificação do revisor, de que realmente foram realizadas as mudanças no manuscrito, é que o artigo será aceito para publicação.
- O revisor deverá preencher formulário-padrão para cada manuscrito analisado.
- O revisor poderá optar por manter seu nome em sigilo.
3) Público do Anuário Geocientistas das áreas de Geologia, Geotecnia, Geoquímica, Geologia do Petróleo, Geofísica, Paleontologia, Geografia Física e Meteorologia. |