Geocodificação de Acidentes Rodoviários para Identificação de Trechos Críticos com Estatística Espacial
Resumo
Os acidentes rodoviários ocorrem em todas as partes do mundo e constituem um problema a ser permanentemente combatido. O número de ocorrências de acidentes preocupa a sociedade e também os gestores de segurança em transportes. Com o propósito de colaborar com os esforços para a identificação de trechos críticos, dados de acidentes de rodovias estaduais do oeste paulista foram geocodificados e trechos críticos foram identificados por mapas de intensidade de Kernel. Nesses trechos, os resultados apontaram para uma concentração de acidentes nos meses de férias escolares e no período da noite em cinco municípios da região incluindo o trecho que atravessa a Reserva Estadual Morro do Diabo. Essas informações serão utilizadas na continuidade da pesquisa e espera-se que futuras análises com uso de técnicas de geoestatística e mapeamento móvel identifiquem possíveis fatores contribuintes físicos em rodovias que contribuam para a ocorrência de acidentes.
Palavras-chave
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.11137/2017_2_89_97
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