Geocodificação de Acidentes Rodoviários para Identificação de Trechos Críticos com Estatística Espacial

Mariana Dias Chaves Batistão, Edilson Ferreira Flores, João Fernando Custódio da Silva

Resumo


Os acidentes rodoviários ocorrem em todas as partes do mundo e constituem um problema a ser permanentemente combatido. O número de ocorrências de acidentes preocupa a sociedade e também os gestores de segurança em transportes. Com o propósito de colaborar com os esforços para a identificação de trechos críticos, dados de acidentes de rodovias estaduais do oeste paulista foram geocodificados e trechos críticos foram identificados por mapas de intensidade de Kernel. Nesses trechos, os resultados apontaram para uma concentração de acidentes nos meses de férias escolares e no período da noite em cinco municípios da região incluindo o trecho que atravessa a Reserva Estadual Morro do Diabo. Essas informações serão utilizadas na continuidade da pesquisa e espera-se que futuras análises com uso de técnicas de geoestatística e mapeamento móvel identifiquem possíveis fatores contribuintes físicos em rodovias que contribuam para a ocorrência de acidentes.


Palavras-chave


Geocodificação; Acidentes rodoviários; Mapas de Kernel; Trechos críticos.

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DOI: http://dx.doi.org/10.11137/2017_2_89_97

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