REPRESENTAÇÃO TRIDIMENSIONAL DE PROCESSOS DE EROSÃO COSTEIRA EM ILHAS BARREIRAS UTILIZANDO TECNOLOGIA DE JOGOS

CARLOS HENRIQUE GRILO DINIZ, VENERANDO EUSTÁQUIO AMARO, MATTHEUS DA CUNHA PRUDÊNCIO, RENAN FARIAS FELIPE

Resumo


O presente artigo descreve o desenvolvimento de uma metodologia de representação tridimensional de processos de erosão costeira em praias arenosas utilizando tecnologia de jogos. Essa representação visa auxiliar os profissionais das geociências e das engenharias, de forma lúdica e interativa, nos constantes desafios de melhor apresentar as mudanças na morfologia. Essas mudanças são promovidas pela interação entre processos continentais, oceanográficos e atmosféricos somados às atividades antrópicas, que combinadas, modificam estes ambientes. São apresentadas ainda, as etapas e o fluxo para implementação de protótipos de simulação utilizando a abordagem de jogos sérios com a ferramenta de desenvolvimento de jogos Unity 3D.


Palavras-chave


Simulação; Erosão; Jogos sérios; Unity 3D.

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DOI: http://dx.doi.org/10.11137/2017_3_147_158

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