CURSO DE EXTENSÃO “MENINAS COM CIÊNCIA”: POTENCIALIDADES DA DIVULGAÇÃO DA GEOLOGIA E PALEONTOLOGIA NA PERSPECTIVA DE GÊNERO

LUCIANA WITOVISK, LUCIANA BARBOSA CARVALHO, ANDREA FERNANDES COSTA, ELIANE GUEDES, MARIA ELISABETH ZUCOLOTTO, VIVIANE TRINDADE, TAÍSA SOUZA, NATÁLIA DE PAULA SÁ, SHEILA NICOLAS VILLAS BOAS, BÁRBARA DA SILVA MACIEL, UIARA GOMES CABRAL, PRISCILA JOANA GONÇALVES DE PAULA, SARA NUNES

Resumo


O curso de extensão “Meninas com Ciência: Geologia, Paleontologia e Gênero no Museu Nacional/UFRJ” nasceu da percepção que a divulgação científica para crianças e jovens no Brasil deveria criar estratégias para despertar o interesse das meninas para a Ciência, uma vez que as iniciativas em curso frequentemente contam com maior participação masculina. O grande número de inscrições revelou o interesse da sociedade por uma ação de divulgação científica com recorte de gênero. O curso tem como principal objetivo mostrar às meninas que a Ciência é feita por pessoas comuns e que, mesmo em áreas historicamente masculinas, como as Geociências, o papel feminino vem crescendo. O objetivo deste trabalho é divulgar o método aplicado no curso, composto por atividades teórico-práticas, lúdicas e acessíveis sobre Geologia e Paleontologia, com enfoque em exemplos do cotidiano das estudantes. Ainda, espera-se incentivar outras instituições a replicarem a ideia ou inspirá-las a desenvolver atividades de extensão para diversos públicos. A equipe de trabalho multidisciplinar é composta por professoras, técnicas, estudantes de graduação e de pós-graduação e é um dos grandes diferenciais do projeto, uma vez que as estudantes têm a oportunidade de observar e conviver com cientistas em diferentes fases da carreira. Os resultados obtidos demonstram que, tanto é necessária a interação entre o ambiente acadêmico e as escolas, como a aplicação de atividades práticas relacionadas ao cotidiano para melhorar a divulgação científica. Este curso, apesar de recente, teve sua iniciativa e excelência reconhecidas, com a menção honrosa recebida no 8º Prêmio Ibero-Americano de Educação e Museus e, por isso, faz parte do Banco de Boas Práticas Educativas, mantido pela Ibermuseus.


Palavras-chave


Geologia; Paleontologia; Educação; Divulgação Científica; Questões de Gênero.

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DOI: http://dx.doi.org/10.11137/2018_2_233_240

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