Paleontologia no Ensino Básico das Escolas da Rede Estadual do Rio de Janeiro: uma Avaliação Crítica

Sarah Gonçalves Duarte, Mitsuru Arai, Nádia Zélia Gomes Passos, Maria Dolores Wanderley

Resumo


Existe uma deficiência no alcance de conceitos da Paleontologia aos estudantes do Ensino Básico da rede estadual do Rio de Janeiro. Isto se deve aos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) que não valorizam devidamente a Paleontologia nas Ciências Naturais. Sendo assim, objetivou-se averiguar o conhecimento básico em Paleontologia dos alunos da rede, por meio de um questionário com as seguintes seis perguntas: (1) Você sabe o que é Paleontologia?; (2) Você já viu um fóssil? Onde (revista, filme, museu, etc.)?; (3) Só responda a esta pergunta quem sabe o que é um fóssil. Existe fóssil no Brasil?; (4) Você sabe o que faz um geólogo?; (5) O que é um dinossauro? (6) O homem já conviveu com dinossauros? Até o momento, cinco escolas foram analisadas e 399 alunos avaliados. 16,6% responderam que sabem o que é Paleontologia, mas destes, 77,2% têm uma ideia superficial, 22,8% ideias equivocadas, e 83,4% não sabem o que é. 81,4% viram e sabem o que é um fóssil e 18.6% nunca viram e não têm a noção do que seja fóssil. Todavia, dos que viram e sabem o que é um fóssil, 35,6% definiram de maneira incorreta, 45,7% não definiram e 18,7% definiram de maneira incompleta. 64,6 % sabem da existência de fósseis no Brasil, 20,5% não sabem, e 14,9% simplesmente não responderam à questão 3. 38,6% responderam que conhecem a profissão de geólogo, sendo que apenas 9,1% explicaram de maneira razoável a atuação de um geólogo, 73,4% explicaram de maneira incorreta ou incompleta, 17,5% marcaram sim, mas não explicaram a atuação, e 61,4% responderam que não sabem. 0,6% alunos definiram razoavelmente o que é um dinossauro, 55,6% definiram incorretamente, 19% não responderam a questão 5, e 24,8% deram uma definição incompleta. 31,1% afirmaram que o homem conviveu com dinossauros, 65,4% responderam que não, e 3,5% não responderam. Assim, a presente pesquisa demonstra a deficiência do ensino da Paleontologia rede estadual.

Palavras-chave


Paleontologia; Escola; Educação.

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DOI: http://dx.doi.org/10.11137/2016_2_124_132

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