Estudos sobre a prospecção magnetometrica das ocorrências de ferro da faixa Nova Era-Itamarandiba Minas Gerais

André Davino

Resumo


Este trabalho apresenta os resultados dos estudos sobre a prospecção magnetométrica das ocorrências de ferro situadas na faixa Nova Era - Itamarandiba, no centro-leste do Estado de Minas Gerais. O trabalho mais recente sobre a geologia dessa área se deve a Pflug (1965). Esse autor considera que as rochas gnáissicas que constituem a faixa Nova Era - Itamarandiba pertencem em parte ao Grupo Minas, ou mais particularmente, à fácies Guanhães desse Grupo, e, em parte, ao grupo pré-Minas. Há, no entanto, diversos indícios de que se trata de uma única unidade estratigráfica, possivelmente a fácies Guanhães do Grupo Minas, defmida por Pflug. Os estudos geofísicos foram efetuados em algumas áreas da parte sul da faixa Nova Era - Itamarandiba, mas, as conclusões tiradas são válidas para toda a região, pois que os corpos de magnetita-itabirito existentes nessa faixa apresentam características litológicas, estruturais e comportamento magnético semelhantes. De acordo com seu padrão, as anomalias magnéticas foram classificadas em três categorias: (1) tipo-Cauê, (2) tipo-Boa Esperança e (3) tipo-canga. Essa classificação tem grande importância do ponto de vista da aplicabilidade do método magnetométrico na pesquisa daquelas ocorrências de ferro. Foram realizados levantamentos magnetométricos em 4 locais da parte sul da faixa Nova Era - Itamarandiba: Boa Esperança, Liberdade, Cuité e Curriola. Os resultados desses levantamentos são discutidos no presente trabalho. Sua principal contribuição foi permitir traçar ' os contornos das ocorrências de ferro em tempo muito mais curto do que seria necessário se fosse usado qualquer outro método de pesquisa. O levantamento aeromagnetométrico executado pela Companhia Vale do Rio Doce na faixa compreendida entre Nova Era e Guanhães detectou cerca de 20 anomalias magnéticas, quase todas correspondentes a corpos de magnetita-itabirito. Além disso, auxiliou no traçado das grandes linhas estruturais da área sobrevoada.

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