POSICIONAMENTO ENSÍALICO DO GREENSTONE BELT RIO DAS VELHAS: EVIDÊNCIAS ISOTÓPICAS DE Nd E Pb DO COMPLEXO METAMÓRFICO BONFIM, QUADRILATERO FERRIFERO, BRASIL
Resumo
O Complexo Metamorfico Bonfim é um dos vários fragmentos de idade arqueana que constituem a crosta sialica da porção meridional do Craton do São Francisco, situado na região leste do território brasileiro. A porção setentrional do Complexo, localizada na região do Quadrilátero Ferrífero, consiste de oito unidades litoestratigráficas, das quais seis são neoarqueanas e formadas por gnaisses de composiçao trondhjemitica a granitica, granitoides intrusivos e diques anfiboliticos. As outras duas, uma e do Mesoproterozóico e a outra, provavelmente, do Fanerozoico. A nucleação primitiva deste complexo teve inicio no Mesoarqueano, há cerca de 3200 Ma atras, como sugerido pelas idades modelo Sm-Nd (TDM) e pela herança isotopica de Pb encontrada no nucleo de zircoes dos gnaisses estudados. No entanto, esta crosta primitiva foi severamente retrabalhada no decorrer do Evento Tectonotermal Rio das Velhas (2780 - 2700 Ma). No decorrer deste evento, além do metamorfismo impresso nas rochas do Complexo Metamorfico Bonfim Setentrional, a crosta sialica e o greenstone belt Rio das Velhas, na regiao do Quadrilatero Ferrifero, foram palco de magmatismo calcio-alcalino e tholeiitico. As caracteristicas geologicas deste evento, suportadas pela assinatura geoquimica das rochas do Complexo Metamorfico Bonfim Setentrional, sugerem um ambiente tectonico similar a aquele das margens convergentes atuais. Pequenos corpos e diques de rochas graniticas, com idade em torno de 2703 ± 24/20 Ma, datadas pelo metodo U-Pb em zircões, intrudem o Complexo Metam6rfico Bonfim Setentrional, encerrando a evolução tectonica neoarqueana da regiao estudada. Durante o Proterozoico, as rochas do Complexo Bonfim foram sucessivamente afetadas por processes metam6rficos de baixo grau que promoveram reajustes isotopicos variaveis nos sistemas Rb-Sr (rocha total) e K-Ar (em minerais). Finalmente, a partir dos dados petrologicos, geoqufmicos e geocronologicos dispomveis, apresenta-se um modelo tectonico global para explicar a evolução tectonica do Quadrilatero Ferrifero do Meso- ao Neoarqueano. Este modelo envolve os seguintes ambientes e processes geológicos: margens convergentes, plumas mantelicas, mistura de magmas, acumulação de material mafico na base da crosta sialica arqueana e sua fusao parcial, injeção e contaminação magmatica, tectonica extensional, formação de bacias, oceanização, magmatismo granitico, calcio-alcalino, mafico e ultramafico, fechamento e inversao de bacia sedimentar durante o Evento Tectonotermal Rio das Velhas.
Palavras-chave
Neoarqueano; Greenstone Belt; Complexo Metamorfico; Geocronologia; Geoquimica; Quadrilatero Ferrifero; Evento Tectonotermal Rio das Velhas.
Texto completo:
PDF (English)Apontamentos
- Não há apontamentos.