Estruturas sinmagmáticas e idade de zircão de granitos (evaporação de Pb) paleoproterozóicos da parte leste do domínio Bacajá, Província Maroni-Itacaiúnas
Resumo
Ao longo da rodovia Transamazônica, entre as localidades de Novo Repartimento e Belo Monte (Favânia) afloram monzogranitos, granodioritos, tonalitos, sienogranitos e quartzo dioritos. Estas rochas têm foliação penetrativa na escala regional, cuja trajetória tem direção N60°W a WNW-ESE e mergulhos normalmente altos. Na escala mesoscópica são descritos bandamentos magmáticos rítmicos subverticais e subhorizontais, os quais refletem fluxo ligado à ascensão e preenchimento de câmaras magmáticas. Estas superfícies evoluem para foliação secundária de alta temperatura e para zonas miloníticas. Na escala microscópica nota-se a transição dos estágios de mais alta temperatura para as foliações de temperaturas menores. O achatamento de encraves máficos, a presença de veios aplíticos precoces deformados e tardios menos deformados, a presença de orientações preferenciais em rochas pouco deformadas indicam regimes de deformação progressiva e temperaturas decrescentes. Os simplectitos formados pela corrosão de cristais de biotita e anfibólio são feições indicadoras de que granitos se coloram concomitantemente a esforços compressivos, inicialmente com fortes componentes de achatamento coaxial. Os veios sinplutônicos de aplitos teriam se colocado em níveis crustais relativamente rasos e teriam sido formados por segregação controlada por esforços. Nas rochas fortemente recristalizadas os baixos ângulos de caimento das lineações sugerem um caráter transcorrente para a deformação. Porfiroclastos do tipo sigma em milonitos indicam movimentos sinistrais e o deslocamento de veios por bandas de deformação evidencia movimento destral. As estruturas destas rochas permitem compará-las aos granitos sintectônicos de arcos magmáticos associados a colagens de terrenos. A idade de 2076 ± 6 Ma obtida pelo método de evaporação de Pb em zircão marca a fase final de granitogênese do ciclo Transamazônico na parte sul da Província Maroni-Itacaiúnas.
Palavras-chave
Granitos sintectônicos; Geologia estrutural; Geocronologia de zircão; Província Maroni-Itacaiúnas; Ciclo Transamazônico.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.